Nosso papel consiste em oferecer uma cuidadosa análise do mercado editorial brasileiro e/ou internacional
a partir da qual poderemos elaborar uma estratégia de ação adequada aos interesses do cliente.

Sobre Bernardo Gurbanov
Bernardo Gurbanov, com mais de 50 anos de experiência no mercado livreiro, presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e proprietário da Editora e Livraria Letraviva, é acima de tudo um argentino com coração brasileiro.
Bernardo nasceu na Argentina e vendeu seu primeiro livro em 1966, com 13 anos de idade. Uma brincadeira que se tornaria uma atividade profissional a partir dos seus 18 anos. Primeiro como livreiro, depois como distribuidor e editor. Proprietário...
saiba mais
O que fazemos

Prezamos por profissionalismo, responsabilidade e resultados. Temos consistente conhecimento dos mecanismos operacionais tanto do mercado comercial como das instituições do setor e do Poder Público. Nossos parceiros são de um lado, especialistas em pesquisas de campo e análise de estatísticas, assessores de comunicação, gestores de redes sociais e novas tecnologias e de outro lado, representantes comerciais, advogados e contadores das áreas empresariais e tributárias.

Nossas consultorias visam economia de tempo, implementação de ações assertivas e resultados concretos. Nossos clientes são empresas nacionais e estrangeiras interessadas na expansão dos negócios editoriais no mercado brasileiro e internacional com foco no mercado hispano-americano.

O Negócio do Livro

  • - Análise de mercado (nacional e internacional);
  • - Assessorar empresas no posicionamento e expansão dos seus negócios;
  • - Legislação relativa ao ecossistema do livro e da leitura;
  • - Modalidades de consumo;
  • - Novas tecnologias;
  • - Prospecção de oportunidades;

Produção Editorial

  • - Apoio e orientação à autores;
  • - Gestão de direitos autorais;
  • - Projetos editoriais;

Comunicação e eventos

  • - Projetos de marketing;
  • - Fortalecimento de marcas;
  • - Lançamento de produtos;
  • - Organização de eventos;
  • - Estratégias de comunicação integrada;
  • - Assessoria de imprensa;
Cases
  • 2018 - Embaixada da Espanha no Brasil. Assunto: Seleção de obras de autores espanhóis visando a negociação dos direitos de publicação em português.
  • 2018 - Gestão de direitos autorais de escritores brasileiros para o mercado hispano-americano.
  • 2017 - ANL - Associação Nacional de Livrarias Planejamento e organização de conteúdos da 27a  Convenção Nacional de Livrarias no Hotel Sheraton Leblon Rio de Janeiro.
  • 2011 - Estratégia de expansão internacional para a Editora DSOP, participando em diversas feiras internacionais. Essa ação possibilitou a negociação de títulos da editora para a língua espanhola e a abertura de uma representação nos Estados Unidos.
  • 2009 - Análise da situação e perspectivas para o potencial econômico da língua espanhola, foi de extrema utilidade para nortear os investimentos espanhóis tanto na área editorial como na promoção do ensino da língua. Cliente: Embaixada da Espanha.
Blog